Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

CELIUM

A CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 16 de Fevereiro de 1995, por iniciativa da Junta de Freguesia de Ceira.

A sua história, porém, remonta a Janeiro de 1994, com a criação da Comissão de Apoio à Ação Social, constituída por Horácio Santiago, Joaquim Leal Santos, Helena Folhas, Arminda Leal, Alzira Rodrigues, Ana Maria Santos, Fernando Lopes, Ângelo Soares, José Caetano, José Ribeiro, José Santiago, Carlos Seco, Cecília Neves e Adelina Neves, que tinham como principal objetivo, a construção do Centro de Dia.

A escritura pública de constituição da Associação foi lavrada a 8 de Abril de 1995. De então para cá foi um peregrinar de dor e sacrifício, mas, simultaneamente, de amor, carinho e muito empenho, que uns iniciaram e que muitos mais, felizmente, abraçaram.

A 12 de Dezembro de 1996, a Junta de Freguesia cedeu os terrenos onde foram construídas as primeiras instalações, que lhe servem de sede e de base de apoio. No ano de 1997 foram eleitos os primeiros corpos sociais da instituição e foi elaborada a candidatura à medida 5 do Sub Programa Integrar, para a construção do Centro de Dia. A 21 de Setembro, do referido ano de 1997, foi lançada a primeira pedra, pelo então Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, fazendo parte das comemorações de reelevação de Ceira à categoria de Vila. O concurso público, a adjudicação e a consignação da obra ocorreram ao longo do ano de 1998, tendo-se iniciado a construção no primeiro trimestre de 1999 e concluída no mês de Junho de 2000. As atividades do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário iniciaram-se a 2 de Julho.

O Dr. Ferro Rodrigues, Ministro do Trabalho e da Solidariedade, inaugurou as instalações a 20 de Novembro, já bem compostas de utentes, cumprindo-se, assim, o primeiro grande objetivo da CELIUM. A CELIUM continuou a crescer com o arranque das atividades do Fórum Sócio Ocupacional e com a transferência do Centro de Atividades de Tempos Livres da CÁRITAS para a instituição. Mais tarde, em 2008, a CELIUM passou a realizar as AEC’s, primeiro, na Escola de Vendas de Ceira, e, no ano seguinte, também em Castelo Viegas, Pereiros e Torres do Mondego. Ainda em 2009 iniciou-se formação comunitária com as Unidades de Formação Modular Certificada.

A mais recente obra da CELIUM - IPSS é a creche, que está a funcionar desde 1 de Setembro de 2010 e foi inaugurada pelo Dr. Pedro Manuel Dias de Jesus Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, a 7 de Dezembro de 2010.

No ano de 2017 adquirimos os terrenos para a construção do lar de idosos “CELIUM – Residência Sénior”, que tem o projeto em execução e é uma das maiores ambições da CELIUM.

Missão

Realização de ações de solidariedade social, desportivas, recreativas e culturais, promoção do convívio social e da educação para a cidadania, produção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida de associados, clientes e utentes da instituição em particular e da comunidade em geral.

 

 

Visão

Ser uma IPSS de referência, criativa e inovadora, prestando serviços cada vez mais qualificados e certificados, com capacidade para se adaptar às mudanças sociais, para melhor servir a comunidade, dando prioridade à pessoa humana.

 

 

Valores

Solidariedade, Educação, Cidadania, Ética, Equidade e Respeito pela dignidade humana;

Confiança, Lealdade, Eficiência, Qualidade e Responsabilidade;

Desenvolvimento, Parceria e Sustentabilidade.

Assembleia Geral

Presidente: Fernando dos Santos Costa

Primeiro Secretário: Carlos Alberto Correia Gomes

Segundo Secretário: Maria de Fátima Vieira de Carvalho Cortez

 

 

Direção

Presidente: Horácio José Campos da Paz Santiago

Vice-presidente: Fernando Manuel Vieira dos Santos Lopes

Secretária: Ana Maria Jorge dos Santos Leal

Tesoureiro: Mário Lopes Santiago

Vogal: António Lopes dos Santos

 

 

Conselho Fiscal

Presidente: Hélder Direitinho Gomes Santiago

Vogal: Pedro José Isidoro Pereira

Vogal: Fernando Machado dos Santos

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais